Roteiro de atividades revisto e atualizado em 13/07/2012. Refiz o roteiro após o primeiro encontro com a primeira turma em 12/07/2012. As atividades agora estão redigidas com maior clareza e enriquecidas com vídeo que ajudarão e muito no desenvolvimento.
Na plataforma é possível acessar este roteiro em Módulo --> Atividade Turma
ATIVIDADE 1.1
O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
Assista aos vídeos:
Ladislau Dowbor - Educação e Tecnologia
Diferença entre informação e conhecimento
Local: Módulo, Unidade 1, página 3, Atividade 1.1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões sobre o desafio atual do sistema educacional. Para se inspirar assista aos Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia e Informação é diferente de conhecimento.Orientações:
1. Escreva um breve relato das suas ideias no editor de textos do BrOffice.
2. Poste o arquivo desta atividade na turma no Ambiente E-Proinfo, em Biblioteca, Material do Aluno, tema “Unidade 1”, Subtema: [Material] Atividade 1.1 - Reflexões Iniciais
======================================================================
ATIVIDADE 1.2
É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm de lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado...”
Ser Professor
No contexto atual, o professor precisa:• ter domínio do conteúdo de sua área;
• entender os processos de aprendizagem dos alunos;
• saber ensinar, criando situações que levem o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
• conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
• entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem.
Assista aos videos:
Faça a atividade:
Quem sou como professor e Aprendiz?Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Compartilhe suas reflexões no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
Interação -- Fórum -- Quem sou como professor e aprendiz?
Referência: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/pg4.html
===============================================================
Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores, internet... Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela está presente, por exemplo, em cada lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que nos sentamos. Lembre-se da revolução social que representou a imprensa. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?
Assista ao vídeo
Tecnologias na Escola
Faça uma pesquisa, na sua escola, para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais ou se potencializam a produção ou a modificação de propostas pedagógicas.
Orientações para a atividade:
1. Elabore uma breve apresentação no Impress (De 2 a 12 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, para debater com seus colegas no próximo encontro presencial.
2. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, Material do Aluno, tema “Unidade 1”, Subtema: [Material - Slides] Atividade 1.3 – Tecnologias na Escola
3. Salve os arquivos em CD ou em pen drive para fazer a apresentação no encontro presencial.
Referência:http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/pg6.html
========================================================================
ATIVIDADE 1.4 - Fórum - Prática Pedagógica e Tecnologias na Escola
O papel do Professor
"[...] mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem". (PERRENOUD, 2000, p. 139).
Assista ao vídeo:
32 tecnologias na educação TV Multimídia O professor aprende
Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa para o aluno?
Faça sua contribuição em
Interação -- Fórum -- Prática Pedagógica e Tecnologias na Escola
Comente contribuições dos outros cursistas.
Adaptado de: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/pg8.html
====================================================================
ATIVIDADE 1.5 - DIÁRIO DE BORDO
Os estudos complementares são indicados para estudo em casa. Faça seus estudos através do material do módulo -- material do módulo.
Após estudar e acessar os links sugeridos faça uma postagem no diário de bordo relatando suas descobertas. Faça também uma postagem falando à respeito da sua experiência no encontro presencial.
Endereço:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/Animacoes/home_unidade_1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário