quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Roteiro - Encontros 3 e 4

ATIVIDADE 2.1 - Fórum - Navegação em hipertexto
Atualmente, muito se fala em redes. Convivemos com redes de todo tipo, por toda parte: redes de lojas, redes de TV, redes de computadores... Inventaram, já faz algum tempo, a internet, que é uma rede de redes de computadores. E agora já falam até de “conhecimento em rede” e de “inteligência em rede”, imagine só! Que coisas serão essas? Você faz ideia? Que imagens ou conceitos trazem à sua cabeça essas expressões?

Conheça o Portal do Professor:
Portal do Professor - Vídeo 1

Portal do Professor - Vídeo 2
 


 Navegação em hipertexto
1. Navegue livremente, por cerca de dez minutos, pelo site do Portal do Professor, mantido pelo MEC.
2. Após essa navegação livre, responda: Qual é impressão você teve na navegação no Portal do Professor? Essa navegação à deriva trouxe-lhe algum ganho?
3. Aproveite para indicar algum site bacana que você conhece.
4 – Poste o seu relato no Fórum “Navegação em hipertexto”.
5 – Leia e comente contribuições de outros colegas. Não deixe de visitar alguns sites recomendados por eles.

========================================================

Atividade 2.2 – O que é hipertexto?
Vamos estudar e explorar um pouco o conceito de hipertexto, aprendendo sobre como aprendemos. Vamos aprender sobre como navegar, navegando e refletindo sobre o que experimentamos e percebemos. A proposta agora é começar uma navegação em busca do conceito de hipertexto através de uma ferramenta de buscas, na internet.
Comece seus estudos no link: Unidade 2, Página 3, Atividade 2.3, Página 2, Clique em animação.
Assista aos vídeos:
Gênero: Documentário, Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Ciça Reckziegel
Duração: 13 min     Ano: 1989     Bitola: 35mm
Local de Produção: Brasil, RS

Descrição:
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.



 2 - Hipertextualidad


3 - Gino & Geno - Lorota


4 - Rafinha Bastos - Operadoras de Telefonia Celular


1.Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do Google e inicie a sua busca com a chave “o que é hipertexto?”. Agora, observe o resultado desta busca:
Quantas páginas  foram listadas? O que isso pode indicar?
2 - Volte à lista de referências, acesse o item da consulta do Google referente à página da Wikipédia que apresenta o verbete hipertexto. Continue sua navegação neste segundo link e noutros que lhe interessarem.
3 – Produza seu trabalho a partir das fontes consultadas incluindo a que você viu na plataforma e-Proinfo.
Poste seu trabalho em Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 2 Subtema: Ead2.2 – [Material] – O que é hipertexto
===================================================================

Atividade 2.3 – Recomendações de Filmes e Livros

Quais são seus filmes e livros prediletos.
Que tal fazer algumas recomendações para seus colegas de curso? Além do título se puder escreva do que se trata (cuidado para não entregar pontos importantes).
As recomendações não precisam ser necessariamente sobre nossa área. Recomende a partir de suas preferências pessoais.
Vá em frente: Entre em Interação --> Fórum --> Recomendações de Livros e Filmes

=====================================================================

Atividade 2.4  – Wikipédia, a enciclopédia livre
Assista ao vídeo:
Entrevista da revista Veja:
Jimmy Wales Co-Fundador da Wikipédia



Visite a Wikipédia em: http://pt.wikipedia.org/wiki
1 – Procure Abaeté na caixa de procura (lado superior direito na página)
2 – Verifique qual a última edição (no rodapé da página)
3 – Clique em discussões e descubra o marco zero da construção de Abaeté
4 – Clique em “Ver histórico” e veja quantas edições o artigo sobre Abaeté já teve.
 5 – Qual é a média de tempo entre uma edição e outra?
6 – O que a Wiki pensa sobre pessoas que publicam “lixo” na enciclopédia? Descubra clicando em Colaboração --> Boas Vindas e vá até o final da página. Leia a seção Valor do Projeto.
7 – Aproveite para consultar outros artigos de seu interesse.
8 – Elabore um texto procurando responder as questões acima (Word ou Writer).
9 – Poste seu texto na plataforma e-ProInfo em Biblioteca --> Material do Aluno.
Tema: Unidade 2 Subtema: Ead 2.4 – [Material] – Wikipédia, a enciclopédia livre
===================================================================

Atividade 2.5 – Planejamento de Atividade com Hipermídia
Elabore (em grupo) o planejamento de uma atividade com hipermídia para execução posterior com os alunos. Seu planejamento (digitado no Word ou Writer) deve possuir as seguintes  divisões:
1 – Justificativa
2 – Objetivos (o que o grupo deseja alcançar para os alunos)
3 – Público Alvo (Exemplo: Alunos do 3º ano)
4 – Duração (Tempo estimado)
5 – Desenvolvimento (como a atividade será executada. Exemplo: alunos assistem a um vídeo sobre hábitos de higiene no laboratório. De volta para a sala de aula produzem desenhos sobre o tema. As produções serão fixadas no mural do escola).

Os cursistas poderão construir o planejamento com divisões diferentes das que sugerimos aqui.
Esta tarefa tem o objetivo de criar o planejamento.

Após criado ele deverá ser postado em Biblioteca --> Material do Aluno. Não esqueça de informar o nome dos integrantes do grupo (dentro do próprio arquivo ou então no resumo na tela de envio do arquivo).
Tema: Unidade 2 Subtema: EAD 2.5 - [Material] - Planejamento de Atividade com Hipermídia
=========================================================

Atividade 2.6 – Execução da Atividade com Hipermídia
Execute a atividade a partir do planejamento realizado na atividade 2.5 - Planejamento de Atividade com Hipermídia.
Faça o registro da atividade em um ou mais formatos:
* Vídeo
* Texto
* Slides
* Fotos (organizadas em vídeo ou slide)
Enriqueça este registro a partir de algumas produções dos seus alunos
Poste o seu arquivo em Biblioteca --> Material do Aluno
(Se o arquivo ficar muito grande grave em CD, DVD ou PenDrive. Teste o arquivo em outro computador...).
Tema: Unidade 2 Subtema: EAD 2.6 - [Material] - Execução da Atividade com Hipermídia
===================================================================
 Atividade 2.7 – Apresentação com Pôster
A função do pôster será dar suporte à apresentação de vocês para os colegas no encontro presencial. Nele devem constar os aspectos mais gerais do trabalho. É como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo do trabalho de vocês. Ao criá-lo, vocês vão exercitar principalmente sua capacidade de síntese, apresentar em muito poucas palavras os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram.
1 – Após finalizar o pôster (papel Kraft ou cartolina) fotografe o mesmo e faça a postagem da foto em:
Biblioteca --> Material do Aluno
2 – Leve o pôster para o próximo encontro presencial para a apresentação do seu trabalho
Tema: Unidade 2 Subtema: EAD 2.7 - [Material] - Apresentação com Pôster
======================================================================

Atividade 2.8 - Diário de Bordo - Unidade 2
Os estudos complementares são indicados para estudo em casa. Faça seus estudos através do material do módulo --> Atividade do módulo.
Link direto: Unidade 2

Após estudar e acessar os links sugeridos faça uma postagem no diário de bordo relatando suas descobertas. Se desejar faça sua postagem falando à respeito da sua experiência no encontro presencial.
Interação --> Diário de Bordo
======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário