quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Atividades 100 horas Unidade 3

3.1 – Passado e presente: sistema de ensino e sociedade


Tipo: Material do Aluno
Desenvolvimento: Individual ou grupo de até 4 pessoas

Local: Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 3 -->
Subtema: Ead3.1 – [Material] – Passado e presente: sistema de ensino e sociedade



Assista ao vídeo:

 


Questionamentos:
1 – As pessoas deixam de ler jornais para se manter informadas em blogs?
2 – A Wikipédia é o lugar ideal para realizar pesquisas? Não há mais espaço para bibliotecas ou livrarias?
3 – Você tem o hábito de comprar livros, revistas ou jornais?
4 – Você utiliza a internet como fonte de pesquisa para preparar suas aulas?
5 – A escola moderna realmente está desvinculada da realidade como sugere o vídeo?
Elabore um texto (writer ou word) respondendo esses questionamentos. Se quiser, pode acrescentar uma reflexão própria sobre o assunto.
Essa atividade pode ser feita individualmente ou em grupo de até 4 pessoas.
Poste seu trabalho em biblioteca --> Material do Aluno
=========================================================
3.2 – Contextualizando a mudança: da teoria à prática




Tipo: Fórum

Local: Interação --> Fórum
Tema: Unidade 3
Subtema: Ead3.2 – [Fórum] – Contextualizando a mudança: da teoria à prática


Assista ao Vídeo:
Semana Docente Uni-bh 2012
Duração: 05m37

 

Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos, reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto a ser compartilhado no Fórum.
Faça a reflexão indicada. Ao terminar, escreva uma mensagem para responder a questão, a ser postada no Ambiente Virtual, no Fórum “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”, listando as estratégias identificadas por você.

Para sua reflexão:
- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?

Para responder:
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo em sala de aula? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
=====================================================================


3.3 - Conceito de Projeto


Local: Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 3
Subtema: Ead3.3 – [Material] – Conceito de Projeto




Assista aos vídeos:
1 - Questões para antes de iniciar um projeto.
Duração: 03m55


2 - Pedagogia dos projetos - Nilbo Nogueira
Duração: 19m45

Utilizando a internet faça uma pesquisa sobre projetos educacionais procurando abordar as partes mais importantes de um projeto educacional e dicas para elaboração.
Você pode utilizar os endereços sugeridos, seus próprios ou ambos.
Redija um texto (Writer ou Word) e poste seu trabalho em Biblioteca --> Material do Aluno
Sugestão de sites para elaborar sua pesquisa:
1 – Só Pedagogia
www.pedagogia.com.br/projetos/como.php
2 – Projetos Pedagógicos Dinâmicos
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page325.htm
3 – Dicas de Educação – UOL
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm

=======================================================
3.4 – Seleção e edição de Projetos


Tipo: Texto

Local: Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 3
Subtema: Ead3.4 – [Material] – Seleção e edição de projetos




Agora que você realizou sua pesquisa utilize a internet para selecionar um projeto. Escolha de acordo com a sua realidade e preferência.
Analise o projeto e verifique se é possível melhorá-lo com acréscimos ou modificações.
Após fazer as modificações necessárias acrescente no final do projeto o endereço de onde você retirou.
Caso você tenha editado o projeto acrescente essa informação:
Projeto modificado por: xxxxx em xx/xx/xxxx
Original: Site xxxxxxx
Acrescente um capítulo chamado “Modificações” e explique quais alterações você fez e o motivo delas.
Poste seu trabalho em:
Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 3
Subtema: EAD3.4 – [Material] – Seleção e edição de Projetos

Sugestão de sites:
1 - Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?busca=&x=35&y=11









2 – Só pedagogia – Projetos
http://www.pedagogia.com.br/projetos.php
=============================================================

3.5 – Criação de projetos a partir de problemas


Tipo: Texto
Desenvolvimento: Individual ou grupo de até 4 pessoas
Local: Biblioteca --> Material do Aluno
Tema: Unidade 3
Subtema: Ead3.5 – [Material] – Criação de Projetos a partir de problemas







Analise o problema abaixo e crie um  projeto.
Especificações:
Seu projeto precisa ter no mínimo:
1 - Definição do problema
2 - Justificativa
3 - Objetivos gerais e objetivos específicos
4 - Tempo gasto para execução,
5 - Recursos necessários
6 - Descrição da execução.

Assista ao vídeo:
Comercial divulgado pela Budwiser, com duelo entre Anderson Silva Vs Steven Seagal


A turma da professora Lena (4º ano) tem 18 alunos sendo 11 meninos e 7 meninas. A professora notou que os alunos se interessaram muito pelas lutas MMA (Artes Marciais Mistas) e têm Anderson Silva como ídolo.
    Junto com esse interesse iniciou-se um surto de agressividade. Na tentativa de simular as lutas as crianças correm o risco de se machucar (o que de fato ocorreu três vezes na última semana)
Como o problema está se agravando a professora foi orientada a criar um projeto para contornar o problema. Consultando o planejamento ela constatou que dispõe de até 6 aulas de 50 minutos para utilizar na aplicação do projeto.
    Diante do exposto crie um projeto que normalize a situação observando o prazo estipulado.
Poste seu arquivo em:
Biblioteca --> Material do Aluno
==============================================================

3.6 – Publicação de Projetos

Local: Blog Linux Educacional Abaeté
Tema: Unidade 3
Subtema: Ead3.6 – [Internet] – Publicação de Projetos
1 - Indique um líder para o seu grupo
2 - O líder do grupo precisa possuir conta de e-mail no Gmail ou ser cadastrado no blogger.
3 – O líder precisa enviar um e-mail para infologika@gmail.com solicitando convite para ser autor no blog Linux Abaeté.
4 – Após receber o link de acesso deverá postar os projetos do grupo realizados ao longo desta unidade
5 – No texto de cada postagem é necessário informar o nome de todos os integrantes do grupo.

Não é necessário informar a conclusão da tarefa na plataforma e-ProInfo. A atividade será acompanhada diretamente no blog Linux Educacional Abaeté.
============================================================
3.7 – Diário de Bordo Estudos Complementares Unidade 3




Estude a unidade 3:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%203/Animacoes/home_unidade_3.html






Os estudos complementares são indicados para estudo em casa. Faça seus estudos através do material do módulo --> Atividade do módulo.

Após estudar e acessar os links sugeridos faça uma postagem no diário de bordo relatando suas descobertas. Se desejar faça sua postagem falando à respeito da sua experiência no encontro presencial.
Local do Diário de Bordo:
Interação --> Diário de Bordo
===================================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário