Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Educação Física
|
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
|
A Violência e as Práticas Corporais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o
conceito de violência e sua relação com as práticas corporais, em
particular as lutas;
Entender a
diferença entre luta, um fenômeno cultural, e a briga, uma
expressão de violência;
Experimentar os
movimentos (empurrar, puxar, prender e etc) bem como as situações
comuns às lutas.
Compreender que
nas lutas, apesar do contato corporal, não há violência.
Duração das atividades
100 minutos / 2 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum
1ª Aula
Estratégias e recursos da aula
Espaço:
Espaço fechado com solo macio
Material:
Bexigas, corda grande
Atividade 1
Apresentar as
fotos abaixo e perguntar: O que está acontecendo nas fotografias?
(brigas, violência, agressão...)
Em seguida,
apresentar as fotos das práticas de lutas. (lutando, praticando
esportes...)
Após
análise do grupo, perguntar aos alunos: “Existe alguma diferença
entre as fotos apresentadas anteriormente e essas agora? Quais?” A
partir do relato do grupo, faz-se necessário direcionar a discussão
abordando o tema violência: “O que é violência? O que é briga?
O que são lutas?” Após o relato dos alunos, o professor irá
dizer que a violência é um estado de espírito, que ela é
intencional, que ela se manifesta em várias situações do seu
dia-a-dia de maneira física e verbal. (ex: brigar com o irmão mais
novo, xingar o amigo de sala...) Já as lutas apresentam um conjunto
de regras cujo objetivo é claro, normalmente tocar, empurrar, puxar,
desequilibrar e imobilizar o oponente. (ex: judô, boxe, sumô...) e
que alguns gestos podem parecer violentos, mas que esses gestos fazem
parte da prática corporal e que não há a intenção de agredir o
seu oponente. Neste momento, para verificar o que foi apresentado
pelo professor, os alunos realizarão jogos de oposição.
Atividade 2
Cabo
de guerra: Com uma corda de aproximadamente 8 metros disposta em um
espaço dividido por uma linha, os alunos formarão duas equipes com
números iguais de participantes que se posicionarão em cada extremo
da corda. Ao sinal do professor os alunos puxarão a corda com o
intuito de trazer a equipe adversária para o seu campo. Ganha aquela
que conseguir o objetivo primeiro. De acordo com o número de alunos
na turma, o professor poderá dividir em mais equipes, pois é uma
atividade extenuante.
Atividade 3
Bexiga
no pé: Distribui-se uma bexiga e um barbante para cada aluno. Os
alunos encherão a bexiga e amarrarão no seu tornozelo com o
barbante. Feito isso, formam-se duplas e cada uma deverá pisar e
estourar a bexiga do seu oponente. Vence aquele que estourar primeiro
a bexiga do outro.
Atividade 4
Para Fora do
Círculo: Com a mesma corda utilizada na atividade anterior,
desenha-se um grande círculo no chão. Dois alunos dentro do círculo
deverão se empurrar para fora dos limites da corda. Só vale
encostar no tronco do adversário. Ganha aquele que conseguir o
objetivo primeiro.
Recursos Complementares
Avaliação
Reunir
a turma e perguntar se nas atividades sugeridas houve violência e,
se houve, em quais momentos, situações ocorreram. A avaliação
ocorrerá neste diálogo onde serão validados os argumentos que
identificam a violência como uma ação com intenção de agredir e
que algumas práticas corporais apresentam gestos semelhantes, porém
com objetivos diferentes que caracterizam essa prática como luta (as
lutas apresentam um conjunto de regras cujo objetivo é claro,
normalmente tocar, empurrar, puxar, desequilibrar e imobilizar o
oponente).
2ª
Aula
Estratégias e recursos da aula
Material:
Bolas de soprar, coletes e giz.
Atividade 1: "Refletindo sobre a
violência”
Iniciar a aula
discutindo com a turma sobre o que constitui um ato violento e quais
as experiências que eles já viveram. Indagá-los ainda, acerca da
violência enquanto um problema social. Em seguida questionar como
eles identificam a violência no campo das práticas corporais a
partir da seguinte pergunta: Existem esportes violentos?
Partindo agora das respostas dadas pela turma encaminhar as seguintes questões problema:
1) As lutas são violentas?
2) A violência faz parte das lutas?
Partindo agora das respostas dadas pela turma encaminhar as seguintes questões problema:
1) As lutas são violentas?
2) A violência faz parte das lutas?
Atividade 2: “Brincando de lutas”
Após o momento
de discussão explicar que realizaremos na aula de hoje alguns “jogos
de luta”, que não são as lutas em si, mas experiências corporais
que se aproximam de situações peculiares às lutas.
Briga de galo 1: organizados em duplas, os alunos dispostos frente a frente sob o apoio de um dos joelhos tentarão desequilibrar o colega, com movimentos de puxar e empurrar. Antes de iniciar, cada dupla deverá combinar entre si as ações permitidas.
Briga de galo 2: Dispostos agora ombro a ombro, e dentro de um círculo delimitado no chão, os alunos tentarão empurrar o colega para fora da área demarcada, porém, sem utilizarem os braços e as mãos.
Soco na bola: Voltando a posição frente a frente, cada aluno terá presa embaixo de um dos braços uma bola de soprar cheia. A tentativa agora será a de acertar com um soco a bola do colega, que valerá um ponto.
O professor deverá destacar que, caso haja algum contato com o corpo do colega, o outro será penalizado com a atribuição de mais um ponto para aquele que foi acertado. O objetivo poderá ser o de atingir sete pontos por exemplo.
OBS: Neste momento serão distribuídos coletes para a metade da turma com o objetivo de separá-la em dois grupos.
“Jogo do empurra 1”: Dispostos de costas um para o outro (encostados, um de cada grupo), estando todos os alunos lado a lado e sob a linha central de uma quadra (ou semelhante), a um sinal do professor, cada grupo, tentará empurrar seu colega – apenas andando de costas – até uma outra linha marcada no chão a aproximadamente 3 metros da linha central. Para tal, será dado um prazo de 20 ou 30 segundos. Ao final será contado o número de participantes de cada grupo que conseguiram conduzir o colega do outro grupo até a linha limite.
“Jogo do empurra 2”: Obedecendo a mesma lógica do jogo anterior, porém agora a área será um grande quadrado desenhado no chão onde todas as duplas estarão dentro, ao sinal do professor irão empurrar o colega em qualquer direção na tentativa de conduzi-lo para fora num prazo máximo de 30 segundos.
Briga de galo 1: organizados em duplas, os alunos dispostos frente a frente sob o apoio de um dos joelhos tentarão desequilibrar o colega, com movimentos de puxar e empurrar. Antes de iniciar, cada dupla deverá combinar entre si as ações permitidas.
Briga de galo 2: Dispostos agora ombro a ombro, e dentro de um círculo delimitado no chão, os alunos tentarão empurrar o colega para fora da área demarcada, porém, sem utilizarem os braços e as mãos.
Soco na bola: Voltando a posição frente a frente, cada aluno terá presa embaixo de um dos braços uma bola de soprar cheia. A tentativa agora será a de acertar com um soco a bola do colega, que valerá um ponto.
O professor deverá destacar que, caso haja algum contato com o corpo do colega, o outro será penalizado com a atribuição de mais um ponto para aquele que foi acertado. O objetivo poderá ser o de atingir sete pontos por exemplo.
OBS: Neste momento serão distribuídos coletes para a metade da turma com o objetivo de separá-la em dois grupos.
“Jogo do empurra 1”: Dispostos de costas um para o outro (encostados, um de cada grupo), estando todos os alunos lado a lado e sob a linha central de uma quadra (ou semelhante), a um sinal do professor, cada grupo, tentará empurrar seu colega – apenas andando de costas – até uma outra linha marcada no chão a aproximadamente 3 metros da linha central. Para tal, será dado um prazo de 20 ou 30 segundos. Ao final será contado o número de participantes de cada grupo que conseguiram conduzir o colega do outro grupo até a linha limite.
“Jogo do empurra 2”: Obedecendo a mesma lógica do jogo anterior, porém agora a área será um grande quadrado desenhado no chão onde todas as duplas estarão dentro, ao sinal do professor irão empurrar o colega em qualquer direção na tentativa de conduzi-lo para fora num prazo máximo de 30 segundos.
Atividade 3: “Retomando as questões problema”
Após as
vivências corporais, reunir a turma para a retomada das questões
problema sobre a relação lutas e violência, quais sejam: as lutas
são violentas? A violência faz parte das lutas?
Neste momento o professor destacará a questão dos parâmetros e das regras que sustentam as lutas e impõem assim um limite claro para aqueles “gestos” – que fora do contexto das lutas – podem ser considerados como violentos.
Neste momento o professor destacará a questão dos parâmetros e das regras que sustentam as lutas e impõem assim um limite claro para aqueles “gestos” – que fora do contexto das lutas – podem ser considerados como violentos.
Recursos Complementares
Avaliação
Faça uma produção de texto sobre o seguinte tema: “A violência nos esportes: O que fazer?”
Modificações:
Apenas juntei dois
projetos a fim de que um reforce os conceitos do outro.
Projetos modificados
por: Célia Cristina Ferreira da Silva
Originais:
Autor: Adriane
Silva Tomaz
Coautor(es): Agostinho
Beethoven Macedo Beghelli Filho
Universidade Federal de
Juiz de Fora
JUIZ DE FORA - MG
Retirado do site:
Autor : Rodrigo
Barros Rispoli
Co-autor(es) :
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
COL DE APLICACAO JOAO
XXIII
JUIZ DE FORA - MG
Retirado do site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13391
Nenhum comentário:
Postar um comentário