sexta-feira, 9 de novembro de 2012

3.5 Criação de projetos a partir de problemas



3.5 Criação de projetos a partir de problemas

Cursista: Célia Cristina Ferreira da Silva

Definição Do Problema:
            A turma da professora Lena (4º ano) tem 18 alunos sendo 11 meninos e 7 meninas. A professora notou que os alunos se interessaram muito pelas lutas MMA (Artes Marciais Mistas) e têm Anderson Silva como ídolo.
            Junto com esse interesse iniciou-se um surto de agressividade. Na tentativa de simular as lutas as crianças correm o risco de se machucar.
            Como o problema está se agravando a professora foi orientada a criar um projeto para contornar o problema.

Justificativa: Melhorar o comportamento dos alunos em sala de aula.

Objetivos:
  • Compreender a modalidade esportiva das lutas combinadas e suas aplicações em filmes e encenações.
  • Experimentar a construção de uma seqüência de movimentos coreográficos de lutas.
  • Identificar as diferenças entre luta e briga;
  • Construir coletivamente um conceito para lutas;
  • Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática.

Público Alvo: Alunos do 4º ano do ensino fundamental;

Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Recursos Utilizados:
1.      Debates;
2.      Filmes;
3.      Construção de cartazes para exposição na escola;
4.      Jogos de oposição;
      
Execução:
1º aula: Apresentação de imagens de luta e briga para serem debatidas;
2º aula: Filme sobre o assunto;
3º aula: Fazer cartazes colando diversas imagens para que possam ser classificadas como briga ou luta;
4º aula: jogos de oposição com respeito às regras pré-estabelecidas.  
1) Luta do Saci - Os alunos em dupla, deverão ficar de pé somente com um apoio. Uma das mãos ficará nas costas e a outra servirá para tentar desequilibrar o colega. Portanto, o objetivo da brincadeira será o desequilíbrio e a queda do adversário. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é o desequilíbrio do colega).   
2) Jogo das Costas - Dividir a turma em duplas e delimitar várias áreas (círculos) no espaço da brincadeira. O objetivo é tirar o adversário desse espaço pré-determinado só usando as costas para empurrá-lo. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é a exclusão de espaço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário