3.5 Criação de projetos a partir de problemas
Cursista: Célia Cristina Ferreira
da Silva
Definição Do Problema:
A
turma da professora Lena (4º ano) tem 18 alunos sendo 11 meninos e 7 meninas. A
professora notou que os alunos se interessaram muito pelas lutas MMA (Artes
Marciais Mistas) e têm Anderson Silva como ídolo.
Junto
com esse interesse iniciou-se um surto de agressividade. Na tentativa de
simular as lutas as crianças correm o risco de se machucar.
Como o problema está se agravando a professora foi orientada a criar um projeto para contornar o problema.
Como o problema está se agravando a professora foi orientada a criar um projeto para contornar o problema.
Justificativa: Melhorar o comportamento dos alunos em sala de aula.
Objetivos:
- Compreender a modalidade esportiva das lutas combinadas e suas aplicações em filmes e encenações.
- Experimentar a construção de uma seqüência de movimentos coreográficos de lutas.
- Identificar as diferenças entre luta e briga;
- Construir coletivamente um conceito para lutas;
- Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática.
Público Alvo: Alunos do 4º ano do ensino fundamental;
Duração: 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno:
Não são necessários
conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Recursos Utilizados:
1.
Debates;
2.
Filmes;
3.
Construção de cartazes para exposição na escola;
4.
Jogos
de oposição;
Execução:
1º aula: Apresentação de imagens de luta e briga para serem
debatidas;
2º aula: Filme sobre o assunto;
3º aula: Fazer cartazes colando diversas imagens para que possam
ser classificadas como briga ou luta;
4º aula: jogos de oposição com respeito às regras
pré-estabelecidas.
1) Luta do Saci
- Os alunos em dupla, deverão ficar de pé somente com um apoio. Uma das mãos
ficará nas costas e a outra servirá para tentar desequilibrar o colega.
Portanto, o objetivo da brincadeira será o desequilíbrio e a queda do
adversário. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram
com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é o desequilíbrio
do colega).
2) Jogo das
Costas - Dividir a turma em duplas e delimitar várias áreas (círculos) no
espaço da brincadeira. O objetivo é tirar o adversário desse espaço
pré-determinado só usando as costas para empurrá-lo. Após a realização da
atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que
nesta brincadeira o objetivo é a exclusão de espaço).
Nenhum comentário:
Postar um comentário